terça-feira, 26 de outubro de 2010

QUINTO ANDAR - COLUNA AVALIASOUND - Por: Gus Galuppo*



“O que é o Quinto Andar?


Deixe-me pensar bem

Que ai eu não minto ao explicar…”



PEGA ESSA:
http://www.blogger.com/goog_1075326092



Formado em 1999 (virada do milênio), o grupo carioca tinha o intuito de fazer um rap diferente do que era apresentado em São Paulo. Ironia, rima, métrica, flow e beats sensacionais. Quando me perguntam se um dia os beats nacionais chegarão perto dos beats lá de fora a resposta é a seguinte: “Se um dia vão chegar lá?? Cara, os princípios do rap são os mesmos mas a forma de apresentação é diferente.” E outra, irmãozinho, se você escuta rap por causa do beat desiste. Presta atenção na mensagem (não quero desmerecer a batida, longe disso).

Tudo começou na garagem. De Leve, Shawlin e DJ Castro eram os integrantes mais ativos da banda enquanto contavam com participações especialíssimas de Bruno Marcus e Kamau.

O grupo era totalmente contra o consumo exacerbado e contra o ritmo que a industria musical vinha levando (vinha?). Se você, que me lê agora, chegou a dar uma espiadinha no primeiro texto viu que eu começo com a seguinte frase “A industria precisa dos músicos, mas os músicos não precisam da industria”. Essa é uma frase usada no CD dos caras na musica “Melô do Piratão”.



SEGUE: http://www.youtube.com/watch?v=_Z11vhGtu3Y



Embora a galera do Quinto Andar tenha lançado apenas 1 CD (Piratão) as musicas são muito bem interpretadas e bem argumentadas a ponto de fazer um individuo mudar algumas atitudes perante a sociedade brasileira. Como sempre, o rap traz a verdade incontestável a tona.



RAP DO CALOTE: http://www.youtube.com/watch?v=y1nn7BqrusQ



E aí, vai dar o calote???

Quando comecei a escutar Quinto Andar estava decidindo o que faria de faculdade e adivinhem só? Demorei muito até optar por Publicidade e Propaganda por causa da musica “Melô da Propaganda”. Cara, de alguma maneira você ta no sistema. É hipocrisia dizer que não. Como já disse por aí, cada um com seu entendimento. Explicações a parte, é um som que eu curto muito, por que, claro, antes de saber no que vai trabalhar é preciso saber muitas verdades sobre este.



Caso a parte: conheci o T.U.R.Ô. na faculdade e lembro muito bem como ficávamos impressionados com os números exorbitantes que envolviam a publicidade.



Opa, Melo da Propaganda: http://www.youtube.com/watch?v=H7rsqhuj-Q0



Nessa session não teremos o já costumeiro Breve Histórico. Afinal a banda formada em 1999 e dissolvida em 2005 produziu apenas 1 CD, porém com musicas que iram perpetuar o mundo do rap nacional. Em 2002 a galera fez um vídeo clipe da musica “Eu Rimo na Direita + Som p/ Pista” junto ao diretor Apavoramento Sound System e o grande rapper Marechal. Sucesso absoluto. Mais tarde a faixa foi incluída ao CD solo do De Leve (Estilo Foda-se). No mesmo ano a banda concorre ao Prêmio Hutúz – o mais importante do rap brasileiro- na categoria Revelação, mas acabou perdendo para Sabotage. Em 2005 o grupo finalmente lança seu ilustre CD Piratão. Com os sucessos “Rap do Calote” e “Melô do Piratão”. Na verdade o CD inteiro, sem exceção, conta com DIAMANTES BRILHANTES. Vamos a eles:



Esse Planeta: http://www.youtube.com/watch?v=5HpJEFYFvMI



Melô do Vacilão: http://www.youtube.com/watch?v=qRVDHWLs72w



Contratempo: http://www.youtube.com/watch?v=xd8IcSbHOB0



Como disse, são muito boas. Quem ficar instigado com o som, vale a pena dar uma fuçada. Os caras tem bastante som que não entrou no CD. Aliás, apos algum tempo depois do termino do grupo alguns dos integrantes voltaram e fizeram um outro CD, dessa vez o último, porém com um nome diferente: SubSolo e o álbum intitulado “Ordem de Despejo”. Esse foi o marco final. A volta dos que não foram. Afinal, Shawlin, De Leve e DJ Castro mantiveram carreira solo (admirável por sinal) para finalizarem a parceria de maneira classuda e com a mesma postura. Essa foi a ordem de despejo e para não passar batido ai vai um som do SubSolo e uma das musicas do Quinto Andar que não entrou no CD.



SubSolo – Limpe seu Coração: http://www.youtube.com/watch?v=GcoU-ICwtGQ



Quinto Andar – A Lenda: http://www.youtube.com/watch?v=PTGHVvrplPs



Escutem mais rap! Vale a pena. MENSAGEM E BEAT.

Grande abraço





2 comentários:

Á vontade, como se estivesse em casa...