quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Eu tenho a força! - Coluna H.U.M.A.N.A. Por: Michel Siekierski





Eu tenho a força!!!



Proatividade. Sim, acreditem, ainda que o dicionário do “Word” diga que não, esta palavra existe e se escreve exatamente desta forma. E começo escrevendo sobre ela não por coincidência, mas porque acredito ser impossível falar sobre desenvolvimento humano sem falar em proatividade. É o princípio de tudo!

Existem inúmeras definições distintas de proatividade: alguns dirão que é sinônimo de iniciativa, outros dirão que é a capacidade de antecipar problemas e outros, ainda, dirão que se refere àqueles que encontram diversas maneiras de resolver problemas ou executar ações.

Bom, não serei arrogante ao ponto de julgar quem está certo ou errado. Apenas tomarei a liberdade de compartilhar o conceito com o qual mais me identifiquei.

Trata-se da definição dada por Stephen R. Covey, em seu livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” (recomendo!). Para ele, proatividade consiste em compreender e aceitar que absolutamente tudo que aconteceu, acontece ou acontecerá em nossas vidas é conseqüência de nossas próprias decisões.

Veja, vai muito além da iniciativa, é muito mais amplo. Aliás, podemos dizer que todas as pessoas proativas possuem iniciativa, mas nem todos aqueles que possuem iniciativa são proativos. Isto porque a iniciativa está apenas relacionada ao futuro. Tomamos iniciativas hoje para melhorar o nosso amanhã.

A proatividade, por outro lado, além de estar focada nas iniciativas que devemos tomar hoje, também reflete sobre as decisões tomadas no passado, compreendendo que estas foram as verdadeiras responsáveis por aquilo que nos tornamos. Não é possível haver um desenvolvimento humano sem termos a capacidade de analisar e compreender nossos erros do passado.

Parece muito simples e óbvio, mas pense bem: com qual freqüência ouvimos pessoas queixando-se da vida, da falta de oportunidades, responsabilizando o chefe, os pais, os filhos, a mulher, o marido, D’us, enfim, o mundo (menos a si mesmo)? Nada disso! Se querem achar um responsável de verdade, que olhem-se no espelho.

Qualquer mudança ocorre de dentro pra fora! Inicia-se com nossas próprias atitudes! Somos absolutamente livres para tomar qualquer tipo de decisão sobre nossas vidas e mudar seus rumos a qualquer tempo!

Se você está insatisfeito com o rumo que sua vida esta tomando ou, pelo menos, parte dela, primeiramente, descubra aquilo que te faz feliz, que realmente ilumina sua alma, afinal, “não há bons ventos para quem não sabe onde quer chegar”

Depois, não importa a que conclusão você chegue, busque isso com todas as forças, sem preocupar-se com eventuais preconceitos ou verdades pré-estabelecidas, dando um pequeno passo de cada vez. Não se engane: não será fácil nem rápido! Se encontrar a felicidade fosse simples, não haveriam pessoas infelizes, certo?

Dificilmente conseguimos mudar algo de uma hora para outra mas, sem duvida, é muito importante darmos o primeiro passo e iniciarmos o processo de mudança: a grande virada!

Segundo o site Psiqweb (www.psiqweb.med.br), “a esperança, perspectiva ou expectativa otimista é uma das motivações que mais aliviam as tensões do cotidiano”. É por isso que, ainda que você não atinja as mudanças que busca de maneira imediata, o simples ato de “entrar nos trilhos” (que, na verdade, de simples não tem nada) e saber que se está indo em direção ao lugar certo, já lhe proporciona uma enorme sensação de tranqüilidade, satisfação, paz interior e LIBERDADE!

Agora lembrem-se: toda ação provoca uma reação! Junto com as decisões vêm as conseqüências e estas, nós não temos liberdade de escolher. O próprio Stephen Covey compara as opções que a vida nos dá à uma sacola cheia de bastões, da qual podemos escolher qualquer um, porém, quando puxamos o bastão escolhido, inevitavelmente a outra ponta virá junto. Não podemos pegar apenas a ponta de cima do bastão nem, muito menos, juntar a ponta um com a de outro.

Se tomamos uma decisão devemos encarar as conseqüências. Ora, eu não posso passar a vida buscando a fama e depois reclamar do assedio dos fãs; ou escolher abandonar o emprego para ir vender coco na praia e reclamar da falta de dinheiro; ou optar ser médico e reclamar da carga de estudos... Enfim, as escolhas vêm, sempre, acompanhadas das conseqüências, em pacotes fechados, sem direito à troca ou devolução! E é na real compreensão do poder das decisões que a proatividade se diferencia da iniciativa!

Para terminar, deixo aqui um pequeno conto que acredito ter tudo a ver com o texto:



Em uma certa tarde de grandes enchentes em São Paulo, José, senhor conhecido por todos como um homem de muita devoção à D´us, rezava sentado no telhado de sua casa enquanto via a água subir, gradualmente, aproximando-se cada vez mais.

Foi então que se acercou uma canoa convidando-o a bordo:

- Suba aqui, Sr. José! Temos lugar para mais um! Venha rápido, pois a água está subindo depressa!

José recusou-se:

- Obrigado meu jovem, mas não há necessidade. D´us irá me ajudar!

Passou-se um tempo e nada! Até que, quando José já via a água cobrindo seus pés, apareceu outra canoa:

- Sr. José, suba aqui logo! Venha conosco!

- Não meu rapaz. Tenho certeza que D´us não irá ignorar minhas preces.

- Mas Sr. Jose, somos os últimos! Não há mais ninguém depois! Eu lhe imploro: suba no barco ou irá morrer!

- Já disse que não vou subir! Que espécie de fiel seria eu se não confiasse em D´us no momento que mais necessito?

Sem alternativa, a canoa se foi e, alguns minutos depois, a correnteza levou o pobre José, que morreu afogado.

Chegando no céu, ao encontrar-se com D´us, José, indignado, protestou:

- D´us, como pôde deixar na mão alguém tão fiel quanto eu, que dedicou toda sua vida à religião, justo quando esta pessoa mais precisava de sua ajuda?

Foi então que D´us, sem entender absolutamente nada, respondeu:

- Mas afinal de contas, do que é que você está falando, José? E os dois barcos que lhe mandei???



Valeu pessoal! Boa semana e até a próxima quinta!



*Michel Siekierski é uma pessoa com princípios e valores arraigados, amante dos pequenos prazeres da vida, que não tem medo de expor suas opiniões e nem de mudá-las, viciado em pensar, questionar e refletir, apaixonado pelo ser humano e colaborador do I.N.T.E.R.V.E.N.Ç.Ã.O H.U.M.A.N.A às sextas-feiras.*



6 comentários:

  1. José Newton Já dizia: ~Toda ação gera uma reação de força e intensidade igual^.
    Quanto a o José afogado:quem espera sempre dança.
    Valeu Cara bela explicação

    ResponderExcluir
  2. O tempo nao traz mudancas... Acoes trazem mudancas!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Michel!!! Belo texto e.. vamos ficar atentos aos barcos. :)

    ResponderExcluir

Á vontade, como se estivesse em casa...