quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Metamorfose - Coluna H.U.M.A.N.A.- Por: Michel Siekierski





Coluna H.U.M.A.N.A



“Eu prefiro ser... essa metamorfose ambulante... do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo...”. Já se passaram, se não me engano, 22 anos desde que o nosso saudoso Raulzito nos premiou com esta belíssima canção. Tão gênio que, somente após todo este tempo, posso dizer que compreendo, exatamente, o que ele queria dizer, em toda sua profundidade.

Digam-me uma coisa: quando foi que a mudança, seja ela de opinião, de postura ou de atitude, passou a ter uma conotação negativa? E por quê?

Veja o caso de toda essa discussão gerada em função de uma mudança de opinião da candidata à presidência, Dilma Rousseff, sobre o aborto (não vamos discutir a questão do aborto neste momento, mas apenas analisar o comportamento da candidata). O problema principal não foi ela ter mudado de opinião, mas sim dizer que não mudou, negando que um dia tenha dito o que todos sabem que disse. Ora, por que, simplesmente, não esclareceu desta forma: “Realmente eu disse isso, o que não me impede de refletir mais profundamente sobre determinado assunto e mudar de opinião sobre ele. Isso faz parte do processo evolutivo.”? Pronto! Caso encerrado! Mas ao invés disso, prevaleceu o medo e a vergonha de admitir que MUDOU! E o pior, é que vemos isso aos montes em nosso cotidiano. As pessoas fogem das mudanças o tempo todo.

Se falamos tanto em crescer, evoluir e melhorar, não estamos exatamente falando em mudanças? Como é possível melhorar sem mudar? Fico extremamente frustrado quando reencontro um amigo que não via há anos e percebo que seus discursos e opiniões continuam exatamente iguais. É como se tivesse parado de evoluir, de pensar... como se tivesse parado no tempo.

Já vivenciei, inclusive, situações em que, ao elogiar a pessoa em função de uma mudança (absolutamente nítida e positiva) que ela teve, fui extremamente repreendido e desmentido por ela, como se a estivesse acusando de um crime: “Não! Não mudei, não! Continuo o mesmo de sempre (como se isso fosse algo bom)!” Por que a negação? Por que a vergonha? Será medo de mostrar fraqueza ou insegurança?

Pois digo-lhes o seguinte: aquele que se permite mudar e não se envergonha disso, demonstra, não apenas força e segurança, mas também flexibilidade e proatividade; demonstra que está um passo à frente da maioria em seu processo de desenvolvimento humano. Por isso, meus amigos, da próxima vez em que disser à alguém que mudou de opinião ou que se enganou a respeito de algo, faça-o com orgulho, de cabeça erguida e batendo no peito!



"Não há progresso sem mudança. E, quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma."

- George Bernard Shaw, escritor irlandês, vencedor do prêmio Nobel de literatura.



Valeu, galera! Até semana que vem! Fui!





* Michel Siekierski é uma pessoa com princípios e valores arraigados, amante dos pequenos prazeres da vida, que não tem medo de expor suas opiniões e nem de mudá-las, viciado em pensar, questionar e refletir, apaixonado pelo ser humano e colaborador do I.N.T.E.R.V.E.N.Ç.Ã.O  H.U.M.A.N.A às quintas-feiras.*





6 comentários:

  1. Parabens pelo texto!
    Nem converso ou mantenho relaões mais próximas com pessoas que se consideram "prontas" com toda a pose da ignorância e prepotência...
    Na minha opnião, quem não vive para aprender, já está pronto para morrer...

    ResponderExcluir
  2. "...quem não vive para aprender, já está pronto para morrer..."
    Adorei a frase, Valter!

    ResponderExcluir
  3. Nada muda, se vc não muda, né? E só podemos mudar a nós mesmos! Valeu!!! ;)

    ResponderExcluir
  4. O que é viver sem aprender,evoluir,mudar de idéia.......!Grande texto,valeu pelo toque.
    Brigadão

    ResponderExcluir
  5. Os Americanos dizem: não me julgue antes de ter andado uma milha em meus sapatos. Para fazer isso, só mudando sua perspectiva. Ou seja, sem mudança não há entendimento verdadeiro entra as pessoas - respeito, talvez, mas não entendimento.

    ResponderExcluir
  6. O julgamento eh um instinto nosso... Nao conheco ninguem que nunca julgue ou tenha julgado. Mas assim como combatemos o nosso instinto de continuar dormindo quando o despertador toca, acredito que possamos combater este também! ;)

    ResponderExcluir

Á vontade, como se estivesse em casa...