sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Aos excelentíssimos educadores:respeito é bom. COLUNA NA CONTRAMÃO- Por: Nancy Nuyen



Aos excelentíssimos “educadores”: respeito é bom.


Por Nancy Nuyen*

“Parabéns aos acadêmicos da associação, saudações para os formandos da cadeira de direito, a todas as senhoras muita consideração, porrada nos caras que não fazem nada... Distribuição de panfletos, reivindicação dos direitos, associação de pais e mestres, proliferação das pestes, porrada, porrada, porrada, porrada” ... (Titãs)



Então...

Gênio, grande intelectual, prezado pesquisador... E olhando mais de perto, totalmente insensível ao que, de fato, importa: o outro, o ser humano, a outra alma, a vida do outro.

Na minha cansada visão das coisas, o mundo está precisando de mais gente e menos prezados doutores.

Cansada de olhar. Estes olhos, freqüentemente borrados de preto, que já viram tanto e choraram sozinhos nos lugares mais escuros, frios e estranhos, ainda conseguem – sou grata por isso – enxergar o outro, o ser humano, a outra alma, a vida do outro, os sentimentos e sonhos do outro, que devem ser respeitados.

“Pára o mundo que eu quero descer” me disse, ontem, um amigo. Também tenho essa vontade de desaparecer quando me vejo trabalhando ao lado destes “doutores intelectuais prezados e acadêmicos”.

Tenho vergonha. E medo. É aquele tipo sorridente

que dispara alfinetadas gratuitas e maldosas na direção dos sonhos, dos sentimentos, da vida daqueles que não estão em posição de revidar. É o tipo “covarde de plantão”, que se sente parte do “alto clero, num país de analfabetos”, no direito de humilhar os demais.

Ando farta de gênios intelectualóides. Ando farta de covardia. Queria ver um tipo desses folgando com o excelentíssimo diretor da fábrica de enlatados “doutores & mestres Ltda”. Melhor: queria ver um tipo desses folgando com o povo que mora pra lá da ponte, do outro lado, onde não há comida, mas há um código de conduta (“você sabe o que é proceder?”).

São estes mesmos tipos que gritam por reivindicações e distribuem panfletos na porta do circo para posar de “sujeito consciente e engajado” aos olhos dos estudantes. Hipócritas.

Tenho nojo.

E por fim compreendo porque a fábrica de “doutores & mestres Ltda” coloca no mercado, anualmente, “profissionais excelentes”, porém, totalmente individualistas, sem respeito pelas pessoas e capazes de tudo (tudo mesmo) para subirem ao famigerado pódio dos “vencedores”.

Sim, preciso esclarecer que tem gente de verdade na fábrica. Minoria, mas tem. Normalmente são aquelas pessoas que passam boa parte do dia driblando o poder esmagador da engrenagem. Aquelas que se recusam a “azeitar” a máquina e que pagam um preço por isso. Com prazer.

Desgasta lutar, todo dia, contra a engrenagem que possibilita aos gênios prezados e ilustríssimos o título de educadores. Mas é a consciência possível.

Os prezados educadores precisam ser educados. Talvez com um breve estágio lá do outro lado da ponte. Lá, aonde meus olhos borrados de preto aprenderam a ver com a alma.

Bom dia, Vietnã. Salve!



* Nancy Nuyen é jornalista, professora universitária, anarquista, roqueira e colaboradora do I.N.T.E.R.V.3.N.Ç.Ã.O H.U.M.4.N.A.*



4 comentários:

  1. SUMEMO NANCY!!!

    TEM QUE TER PROCEDER!!!!!!!!!!!!! Quem diz quem tem é a rua!

    A RUA É NOIS!

    ResponderExcluir
  2. É triste mas realidade, e isso em qualquer ramo de atividade não só educação... As pessoas estão mais preocupadas em ter, do que ser primeiro...
    Gente mal amada, despreparada pra vida e que utiliza de autoridade para compensar a baixa auto-estima, sentimento de inferioridade e sem espiritualidade.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de saber:A Indudtrias Reunidas de Doutores Enlatados.Acabou de ter a falencia requerida pela:Organizações Ètica,Respeito & Afins,porem a ação será deferida(ou não),pelo Exelen.Juiz"Doutor Capital¨.Mas não importa pois
    novos protestos já estão sendo emcamonhados à mesma.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Gus, valeu Valter! Obrigada Turô, pelo espaço!
    Valeu Marcos, meu querido! ;)
    bjos!

    ResponderExcluir

Á vontade, como se estivesse em casa...