segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Um botão, pra viagem, por favor! - COLUNA PULP FICTION - Por: L'Pil'








Sabe, eu tinha começado a escrever um texto bem bacana, mas de repente um pontinho cinza no canto inferior direito, do meu desktop me chamou a atenção por uns intantantes.Aí eu enlouqueci, aí eu comecei a apagar tudo por que pensei que tinha o direito de apagar pelo menos aquilo que me estava ao alcance de ser deletado, sabe? É! O pontinho cinza lá no canto, perto do relógio, é o ícone do messenger marcando o status INVISÍVEL, e de repente olhei aqui pro lado esquerdo da caixa de entrada e tinha a opção: Ficar Invisível.



Cara, eu to contando os dias pra essas opções virem pra vida real. E no fundo eu sei que isso até ja existe, mas o governo e todas essas potências aí, sabe como é, escondem isso da gente.



Por que ficar invisível, nem que fosse em alguns fins de semana ou nas horas de almoço seria, talvez, a salvação da humanidade. Mas eu to falando no sentido de permanecer visível pro resto do mundo que não nos conhece, que é pra evitar de um ou outro sair por aí cometendo coisas ilícitas. Mas sem perder o raciocício, eu consigo listar uma série de situações que se aliviariam se meu status pudesse ficar 'cinzinha' na hora que eu bem entendesse.



A gente cansa do mundo, a gente tem preguiça das pessoas e a gente fica com a mandíbula doendo por ter que sorrir pra deixar o mundo um pouco menos feio quando a gente nem quer sorrir. As vezes nós queremos sentar e morder o nosso próprio joelho no lugar de sair por aí rancando umas cabeças e fazendo do cérebro alheio bala de goma, mas nem isso a gente pode! Por que convenhamos, se alguém me ver num canto mordendo o joelho, achariam TUDO menos que eu estava salvando cabeças que poderiam ser decepadas, por mim.



E então a gente vai lá, na hora do almoço, se tranca no banheiro, soca a parede tomando cuidado com o barulho, da soquinhos na própria testa imaginando ser a testa do cliente desgraçado que não aprova porcaria nenhuma, debruça na pia e se olha bem fundo nos olhos do espelho, imaginando ser os olhos de quem a gente não ta invisível o suficiente pra olhar e dizer umas verdades, respira fundo, ajeita o cabelo e sai. Pisando duro. Como disponível ou no máximo ocupado.



Imagina então se além disso, a gente pudesse ficar sabendo todas as vezes que nos mencionassem numa conversa. Um dispositivo piscando, assim no nosso bolso, com o aviso: "One mention about 2 seconds" e você pudesse ouvir, sem que precisassem colocar a droga de um arroba antes do teu nome, quem e o que estavam falando. Maravilha! Eu jamais precisaria desejar ser uma mosca de novo, mesmo correndo o risco de ter a perspectiva de vida estimada em 1semana, só pra poder ouvir um assunto no qual tenho certeza de que estou envolvida.

Poder chegar em qualquer lugar, ja por dentro do assunto e soltar: "Olha, não foi bem com essas palavras que eu disse!" E nunca, nunca mais ser contrariada.

Saber que vão te convidar praquela festa chata e planejar um compromisso de antemão, que te livre de marcar presença sem deixar na cara que é desculpa esfarrapada. Ou até mesmo ficar na tua, mas tranquilo, por ja ter sido notificado que aquela pessoa dos sonhos estava comentando sobre você na noite anterior.



Mas aí a gente deixa de fazer alguns trabalhos pra ter tempo de entrar na página pessoal de meio mundo e procurar saber onde é que ta o nosso nome, naquele mar de assuntos. E a gente encosta o ouvido, bem de leve, na porta pra depois tentar se defender com argumentos mal planejados. E de noite, na cama, a gente fecha os olhos e só imagina, cruza os dedos e torce pra que aquela pessoa não fale de nós só em sonhos.



Por fim só faltaria uma coisa que não é bloquear e nem excluir. Em nossas vidas podia existir também aquele botãozinho "Curtir", deixar o mundo todo avisado sobre coisas que a gente realmente se interessa e poupar tempo de ter que ver tanta coisa inútil por aí. Também podia ter o "Achei Uma Merda!" pra que fosse acionado sempre que ficassemos de saco cheio, vai dizer!



Essas são facilidades que desejo, cada uma em sua forma especial, em inúmeros momentos do dia, e que talvez piorassem mais ainda essa nossa maneira caótica de existir, mas que aqui no meu íntimo, seriam as minhas mais buscadas aquisições. Enquanto escondem isso da gente, vou mudar meu status pra ausente, conversar com algumas @'s e curtir a noite. É o que nos resta.

2 comentários:

Á vontade, como se estivesse em casa...