terça-feira, 14 de setembro de 2010

REEL BIG FISH - COLUNA AVALIASOUND. Por: Gus Galuppo


Reel Big Fish


IRREVERÊNCIA! Palavra chave que defini perfeitamente a banda.

Anos 90. Nasce Reel Big Fish. Formada por 7 integrantes que não sabem exatamente a hora certa de zoar e de tocar. Sim, fazem os dois ao mesmo tempo, e o fazem com muita qualidade e de uma maneira extremamente contagiante. Basta ver os clipes da banda e saberão do que estou falando.



OK, vamos seguir o ritmo:

http://www.youtube.com/watch?v=UPxlenE-kic



No busão apertei o play e deixei rolando. Ainda não sabia direito sobre qual banda escreveria e, claro, ouvi a resposta saindo diretamente do fone. REEL BIG FISH, porque não?

Conheci a banda com o hit “Sell Out” tocada por uma big band em um festival que fui aos 13 anos. Não conseguia parar de pular e zuar com os muleques. Era animal!!! No carro voltando para casa cantava sem parar “SELL OUT, SELL OUT, SELL OUT!!!”. Foi a única coisa que gravei da musica. Aproveitei e fui buscar pela banda que tocava esse som na sede de ouvir outras na mesma pegada. Não me arrependi. Era exatamente como imaginava. Óbvio, a banda é de SKA. Um banquete pros muleques que curtiam ir em festivais pra zoar.



Breve Histórico

1995 a banda lança seu primeiro álbum: Everything Sucks. Neste CD a banda ganhou uma enorme repercussão conquistando milhares de pessoas com os sucessos Im Cool, Join the Club e I Want Your Girlfriend To Be My Girlfriend. 96 e 98 foram dois anos em qua banda lançou seus dois álbuns de maior sucesso incluindo Sell Out, Snoop Dog, Baby (Turn The Radio Off Álbum), Shes Famous Now, Somebody Hates Me e, claro, Take On Me (Why Do They Rock So Hard? Álbum). Uma versão da musica do A-HA ao melhor estilo SKA. Engraçado, muitas pessoas conhecem Take On Me tocada pelo Reel Big Fish e nem imaginam a existência da versão original da musica. Porém, eles não deixam para trás a qualidade do som de origem. Coube como uma luva no SKA!

2002. Cheer Up! O mais novo disco dos caras saia da fornalha para os fones e sons do mundo inteiro. Neste CD a banda traz as tão conhecidas Good Thing, Cheer Up e Somebody Loved Me.



Sell Out:

http://www.youtube.com/watch?v=fM29PW3sO9c&ob=av2n

Se liga!!!
Take On Me:

http://www.youtube.com/watch?v=ZZ4S-UiNmzo



Após 3 anos a banda lança seu 5º álbum: We`re Not Happy `Til You`re Not Happy. É, os caras não perdoam ninguém. Neste, a banda conta com a melhor musica ao estilo “PEGA EU!” chamada Don`t Start a Band. Aaron Barret (guitarrista e vocalista) escreveu “inspirado” na falta de fé das pessoas a sua volta que não gostavam da idéia dele criar uma banda. Deu no que deu (lembremos do seguinte: o não nós já temos. Não tenha medo de tentar. Se não der certo, você pelo menos tentou e cresceu com isso).

2007 e 2009 foram lançados CD`s que não tiveram muita repercussão. No decorrer dos anos a formação da banda foi sofrendo modificações e consequentemente perdendo suas essências.

Lançaram também o Greatest Hit...And More. Não preciso nem comentar que o álbum traz os maiores sucessos da banda né?!? RECOMENDO para quem procura conhecer melhor a banda e agitar nas festinhas e reuniõezinhas em casa. Vale muito a pena. Não da pra ficar parado! FATO.



Claaaro, as influências da banda. Como eu disse logo ali em cima, a banda escutava muito A-HA, Morrissey (We Hate It When Our Friends Become Successful) Social Distortion (Story Of My Life) e Tracy Chapman (Talkin`bout a Revolution). Todas as bandas citadas tiveram um lugarzinho no repertorio da Reel Big Fish, com versões sensacionais. Vale a pena conferir!



Também precisamos dessa irreverência. A palavra chave para muitos momentos de nossa vida. Good Things and Good Vibes for all of you!





*Gustavo Galuppo é publicitário, amante da música e colaborador ás terças-feiras do I.N.T.E.R.V.3.N.Ç.Ã.O  H.U.M.4.N.A.*












2 comentários:

  1. Sempre ouvi esse nome meio distante, mas ouvi, e sempre tive uma cocerinha pra escutar a banda, mas nada que me estimulasse na hora de lembrar o nome e lançar no som. Era esse texto que tava me faltando então. Ta aí, melhor não podia ser.

    haha valeu, Gus.

    ResponderExcluir
  2. Gus banda legal som bem up, nada de deprê e os caras são bons instrumentistas parabens

    ResponderExcluir

Á vontade, como se estivesse em casa...