sexta-feira, 17 de setembro de 2010



Tempo (ou: escrever para não enlouquecer)


*por Nancy Nuyen

Hora de acordar, hora de trabalhar (se você atrasar por dez minutos, ficará mais 45 no trânsito), hora de tomar antidepressivo, espaços para fumar no meio, café morno de garrafa, hora de retornar telefonemas e e-mails, hora de comer (sempre incerta, com lanche incerto em lugar igualmente incerto), hora de colocar o sorriso profissional (colar bem e só retirar no fim do expediente), hora de permanecer em reunião com “cara de conteúdo e interesse”, espaços para fumar no meio, café morno de garrafa.

Hora de pensar qual o sentido disso tudo (hora sempre certa, quase o tempo todo), hora de agendar horários para amanhã, hora de se cuidar (como?), hora de relaxar (só por uns cinco minutos, a cabeça não pára); hora de namorar (aproveitar a melhor hora), hora de pagar as contas (entre uma coisa e outra), espaços para fumar no meio, café morno de garrafa, hora de pensar que um dia não será preciso se preocupar tanto em correr ao lado das horas (antes de dormir, junto com o calmante).

Hora de sonhar (muito poucas), hora de chorar (sempre escondida), hora de acompanhar o noticiário (tudo igual, absolutamente igual, política, economia, geral), hora de ouvir música (no carro, no trânsito), hora de tomar banho (às pressas), hora de olhar em volta e procurar vida inteligente (sempre), espaços para fumar no meio, café morno de garrafa.

Hora de brincar com o cachorro (curta, porém, deliciosa), hora de escrever para o Blog (legal! Essa hora eu escolho! Obrigada, Turô!), hora de fazer de conta que está tudo bem (quase todas, horas certas), hora de lembrar de uma Força maior (sempre, me faz seguir adiante), hora de perceber que sou afortunada por perceber estas horas todas (o que não cura uma certa tristeza eventual). Espaços para fumar no meio, café morno de garrafa. Hora de cuidar das flores (raras).

Hora de lembrar que minha lucidez é fonte de alegria e de inadequação (umas três vezes – ao menos - por dia); hora de lembrar que não sei que hora vou embora do planeta (lucidez a 100%), seguida da hora de jogar o relógio na parede. Corta.

Eu quero acordar quando o sono acabar, acordar com o sol, eu quero aposentar o sorriso profissional, quero rasgar a cara de conteúdo e interesse nas reuniões da “subchefia da subcoisa”, quero namorar mais, brincar com o cachorro, cuidar das flores, ouvir mais música, cuidar de mim. E cuidar de você.

Se ainda correndo atrás das horas, consigo achar felicidade por várias vezes, imagino que o mundo seria divino se nos guiássemos pelo tempo da natureza: acordar com o sol, comer quando e o que tiver vontade, amar sempre, jogar os remédios fora, encher a casa de bichos e andar descalça no meio das flores.

Corta! O despertador tocou.



*Nancy Nuyen é jornalista, professora universitária, anarquista e roqueira.







12 comentários:

  1. Oi Nan. Não costumo ser passional a tal ponto, mas hoje não aguentei. Você invadiu com esse texto os pontos mais íntimos da minha visão sobre tudo. E o mais impressionante, sem conversarmos. Meu Deus...QUE BOM SABER QUE EU NÃO PERDI A MEMÓRIA E ESQUECI ONDE GUARDEI A MINHA NAVE ALIENÍGENA. OU OUTRA POSSIBILIDADE: OS MAIS HUMANOS SÃO ALIENÍGENAS. O-B-R-I-G-A-D-O !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Turô, obrigada! Escrever me salva. E você é parte disso. Obrigada, amigo! ;) ps: quando lembrar onde está a nave, me chama (rs).

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Nan, belo texto, ou melhor linda partilha... Se eu não cultivar o jardim interno eu também não aguento esta 'realidade' xarope!
    Quanto mais eu me conheço, mais tenhoa impressão que não faço parte desta reaidade, do mundo sim, tenho esta liberdade graças a Deus!

    ResponderExcluir
  4. É isso, ainda bem que temos o jardim interno. Ali há liberdade. Valeu, bjo, Valter!

    ResponderExcluir
  5. Incrível!
    Bem estar individual = Bem estar da Sociedade
    E vice-versa, claro...

    ResponderExcluir
  6. Michel Siekierski17 setembro, 2010 17:44

    Gente, eh a primeira vez que escrevo aqui e adorei. Tanto o blog quanto o texto, apesar de ir contra aquilo que penso e acredito. Achei um excelente espaco para debates e desenvolvimento do ser humano.
    Queria falar um pouco sobre proatividade.
    Proatividade, ao contrario do que muitos pensam, nao eh sinonimo de iniciativa. Ser proativo eh acreditar que tudo, absolutamente tudo, que acontece em nossas vidas eh consequencia de nossas proprias decisoes.
    Pode parecer cliche em um primeiro momento, mas se pensarmos e refletirmos de forma mais profunda sobre esta afirmacao, percebemos o impacto que ela causa. A sensacao de poder e liberdade que tomam conta de nos eh incrivel.
    Mas nao se enganem: nao eh nada facil! Alias, raramente a opcao correta sera a mais facil (se fosse assim nao tinha graca, neh?)
    O que vc quer? O que ilumina a sua alma? Se ainda nao sabe, comece por ai... Tente descobrir, pois "nao ha bons ventos pra quem nao sabe onde quer chegar".
    Se vc sabe e tem consciencia de que o lugar que vc quer nao eh aquele em que esta, mude! Agora! Vc tem o poder! Novamente, nao sera facil, mas totalmente possivel! Faca aos poucos, comece com pequenas acoes, mas mude!
    Nas palavras de Dave Matthews, o primeiro passo, por menor que seja, eh o mais importante de todos!
    Ora, se o que vc quer eh "se guiar pelo tempo da natureza: acordar com o sol, comer quando e o que tiver vontade, amar sempre, jogar os remédios fora, encher a casa de bichos e andar descalça no meio das flores", nao me parece nada impossivel. Muito pelo contrario!
    Talvez nao agora, mas lute pra ter isso no futuro. Lute pelos seus sonhos. Va a um consultor financeiro e veja em quanto tempo isso seria possivel. Junte e invista o dinheiro necessario (mesmo que demore 20 ou 30 anos). Ate la, nao perca seu foco. E, acima de tudo, agradeca por ter descoberto o que realmente te faz feliz (conheco muitas pessoas que seriam miseravelmente infelizes vivendo no cenario que vc descreveu). Ruim mesmo eh estar infeliz sem sequer saber pq e o que te faz feliz (nao eh propaganda do pao de acucar)
    TOMEM AS REDEAS DE SUAS VIDAS! VCS TÊM O PODER!!!! ACREDITEM QUE SOH DEPENDE DE VCS!

    ResponderExcluir
  7. Tempo é relativo?Teve um maluco(parace que ele era judeu- alemão)que disse que era.tinha um lance de espaço no meio,sei lá estudei pouco,não
    aprendi nada e esqueci tudo.mas eu acho que ele falou que quanto mais a genta viaja,mais lentamente o tempo passa.Pois galera vamos fugir das bad trip(assim elas passam rapinho).e vamos viajar só em coisas que façam o tempo valer muito
    a pena.Por exemplo: um café sem ser de garrafa(pode ser nescafé) e sem pressa.olhar e ficar hipinotizado por uma covinha no canto da boca.Contar e decorar todas as pintinhas que ela tem mas costas.ouvir um cd.e nem perceber que ele tocou até a ultima faixa.dexar passar óleo nas suas costas e depois retrbuir o prazer que voce teve procurando que o dela seja ainda maior.
    E finalmente perceber que voce esta no melhor lugar do mundo.E que este tempo não é nem um pouco relativo.Este é o tempo que voce mereçe ou seja o melhor tempo que voce pode ter,a maoir viagem:a viajem do amor

    ResponderExcluir
  8. UaU! Love this! ;) Tempo de verdade. Thanks, kisses!

    ResponderExcluir
  9. Olha, se você estivesse me vendo eu estaria te aplaudindo de pé, pelo texto! Tem muito de mim nele, fui lendo e já conseguia visualizar as próximas frases e não porque é previsível, jamais, mas sim por ser tão puro e lá de dentro. Tem muito de gente nesse texto, muito de das vontades que a gente prefere fingir que não existe, por não ter tempo...

    Parabéns, Nan :)

    ResponderExcluir
  10. Legal Little Pil, também gosto muito de ler vc! Tenho a mesma sensação. Bjo!

    ResponderExcluir

Á vontade, como se estivesse em casa...