sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sobre homens e animais - COLUNA 'NA CONTRAMÃO' - Por Nancy Nuyen*

Sobre homens e animais


Por Nancy Nuyen



«O animal é o sub-proletário mais explorado da face da Terra. Ele é utilizado em todos os setores: companhia, consumo, medicina, pesquisa cientifica, tradição, lazer...Animal usado, maltratado, explorado, martirizado”. ( Alfred Kastler, Prêmio Nobel de Física)

Diariamente fico sabendo de crueldades contra os animais.

Cães, gatos, pássaros, touros, bois, galinhas, coelhos, ursos, focas, golfinhos e tantos outros, são os alvos: a crueldade humana não tem limites para submetê-los a atos degradantes e de violência.

De acordo com a moral especista em vigor, diante de nós, humanos (?), eles pouco significam.

Crianças são educadas (?) para ver no seu animal um brinquedinho, que não sente dor, fome, medo, frio, que não ama, não chora, não sente tristeza ou saudade e, mais que isso, pode ser dispensado como um objeto usado assim que for conveniente para seus tutores.

Se os seres devem ser tratados de acordo com seu grau de inteligência, porque não colocamos para dormir no quintal, ou na coleira, autistas ou gênios?

Nada, absolutamente nada, justifica a existência de uma moral para nós e outra para os que são diferentes.

“Se cada animal pudesse gritar antes de ser morto, o planeta terra vibraria com o estrondo de gritos incessantes e pavorosos que viriam de todos os lugares.”

(veja mais em http://www.apasfa.org/futuro/especismo.shtml)

Tenho vergonha de estar neste planeta cada vez que fico sabendo destes atos e só não perco a esperança de um mundo melhor por que existem pessoas e organizações que se preocupam também com essa patológica onipotência humana (?).

Estes sim, os humanos são verdadeiras bestas que torturam dentro das arenas de touros, nas festas de rodeio, nas rinhas de briga, nos laboratórios, circos e espetáculos, e principalmente no silêncio de seus lares.

Fica aqui o meu grito – Olééééé – para cada vez que um touro detonar um toureiro.

É preciso dar um basta nisso, com leis que literalmente enjaulem os torturadores. Temos a declaração, precisamos de leis efetivas.

O Brasil e os países-membros da ONU são signatários da declaração abaixo, proclamada em uma assembléia da UNESCO em Bruxelas, Bélgica, em 27/01/1978



Declaração Universal dos Direitos dos Animais:


Art.1o - Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência.


Art.2o - Cada animal tem direito ao respeito. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar outros animais ou explorá-los, violando este direito. Ele tem o dever de colocar sua consciência a serviço de outros animais. Cada animal tem o direito à consideração e à proteção do homem.


Art.3o - Nenhum animal será submetido a maus-tratos e atos cruéis. Se a morte de um animal é necessária, deve ser instantânea, sem dor nem angústia.


Art.4o - Cada animal que pertence a uma espécie selvagem tem o direito de viver em seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático, e tem o direito de reproduzir-se. A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a esse direito.


Art.5o - Cada animal pertencente a uma espécie que vive habitualmente no ambiente do homem, tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade que são próprias de sua espécie. Toda modificação imposta pelo homem para fins mercantis é contrária a esse direito.


Art.6o - Cada animal que o homem escolher para companheiro, tem direito a um período de vida conforme sua longevidade natural. O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.


Art.7o - Cada animal que trabalha tem direito a uma razoável limitação do tempo e intensidade de trabalho, a uma alimentação adequada e ao repouso.


Art.8o - A experimentação animal que implique sofrimento físico é incompatível com os direitos dos animais, quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra. As técnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.


Art.9o - No caso de o animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto, sem que para ele resulte em ansiedade e dor.


Art.10o - Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibição dos animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.


Art.11o - O ato que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um delito contra a vida.


Art.12o - Cada ato que leva à morte um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, delito contra a espécie.


Art.13o - O animal morto deve ser tratado com respeito. As cenas de violência em que os animais são vítimas devem ser proibidas no cinema e na televisão, a menos que tenham como foco mostrar um atentado aos direitos dos animais.


Art.14o - As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ter uma representação junto ao governo. Os direitos dos animais devem ser defendidos por leis, como os direitos humanos.


(Resolução aprovada pela ONU)·



 

*Nancy Nuyen é jornalista, professora universitária, anarquista, roqueira e colaboradora ás sextas-feiras do 1.N.T.E.R.V.3.N.Ç.Ã.O.  H.U.M.4.N.A. 










5 comentários:

  1. Evolução! aonde?
    As vezes leio comentários atrelando crueldade com os animais com abate de animais para consumo... isso é bem diferente... Não julgo a leoa ou um leopardo por abater um cervo para comer...

    ResponderExcluir
  2. Tinhamos mesmo que chegar ao ponto de fazer uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais???

    Como diz um parceiro meu - O SER HUMANO É UM LIXO - e assim como o lixo, só cresce o número desses seres PORCOS. Ops, desculpem-me porcos. Só cresce o número desses seres asquerosos.

    ResponderExcluir
  3. Brutalidade,crueldade e prazer pelo sofrimento
    alheio são carecteristicas de apenas uma espe-
    cie que povoa este planeta.Devemos sim aprender
    a respeitar toda especie de vida pois a violen-
    cia dos homens é voltada contra todas as formas
    vivas.INCLUINDO A SUA PROPRIA.Tenho vergonha
    Marcos Magraner

    ResponderExcluir

Á vontade, como se estivesse em casa...