terça-feira, 9 de novembro de 2010

Todos os lados da dor - Café Comportamental - Por: Julia Chaim



Todos os lados da dor




Fisicamente e mentalmente falando, qual o melhor lugar para colocarmos as nossas dores? As dores ligadas às decepções, às incompreensões, aos tapas na cara (literais e metafóricos), ao que é absurdo e surpreendentemente negativo... Onde deve ficar o que aprendemos com tudo isso? Até que ponto devemos nos basear no nosso passado para saber como agir no futuro?

Algumas pessoas tem ciência do quão ruim uma outra pessoa pode ser. Outras sabem a maravilha que o próximo pode proporcionar. E isso não quer dizer que os outros ditam como devemos ser, isso mostra que todos nós temos a capacidade de praticar qualquer tipo de ação e fazer parte de qualquer lado da história.

O fato de sabermos o que esperar das pessoas deve influenciar todo o nosso ponto de vista? Deve mudar nossas escolhas e nos fazer percorrer por outros caminhos?

O mal que me foi feito tem o direito de mudar toda a minha vida? O bem que me foi causado pode me fazer acreditar que sempre haverá flores no meu jardim?

Enfim, as dores e seus aprendizados devem ficar lado a lado, agarrados ou não? Devem ser independentes e transformadores?

Hoje eu faço perguntas e necessito de respostas. Hoje não sei bem para onde seguir. Hoje eu quero que as minhas dores sejam imperceptíveis e meus aprendizados sejam menos determinantes.

Hoje eu quero. Amanhã já não sei mais.



Júlia Chaim


*Júlia é da roça, sorriso largo, cabelão. Pensa e come chocolate. Quando sorri, faz qualquer pessoa ao seu lado passar vergonha, de tão alto. Tbm escreve pro I.N.T.E.R.V.3.N.Ç.Ã.O.  H.U.M.4.N.A. ás 3.as-feiras.*

8 comentários:

  1. Não guardamos dores. Jogamos fora e o crescimento fica. A dor é inevitavel. O sofrimento opcional.

    ResponderExcluir
  2. Sim, dores são inevitáveis... Não temos que guardá-las, temos que saber o que fazer com o que aprendemos com elas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Jú, eu lido com a dor momentanea, depois disso aperto o botão do ABSTRAIR ou em casos extremos FODA-SE! O bom sermos racionais é sermos racioanais tem como opção algumas escolhas.O aprendizado é você escolher levar aquilo, nem sempre a forma como isso chega a nós é boa, mas quando aprendemos algo de maneira difícil, é por que não obtamos por aprender fácil, sempre mais e mais demorado!!amo você!!bjo

    ResponderExcluir
  4. Música. Parceira.
    Imprevistos. Tiroteios.
    Foda-se. O que digo.
    Desencontros. Certeiros.

    Cada um com seu entendimento.

    ResponderExcluir
  5. Na minha visão, mais importante do que as respostas corretas são as perguntas corretas. E isso vc fez muito bem, Julia. Adoro ler vc. Sempre nos leva a pensar no que importa, no humano.
    E de dores, como disse o Gus, é mesmo cada um no seu entendimento, eu concordo. Alegrias podem ser iguais, mas dores são diferentes. Se respeitarmos as nossas e a dos outros, já é bacana.
    Beijo! ;)

    ResponderExcluir
  6. Pô Julia...as dores só quem as sente,consegue determinar o tamanho do buraco/estrago.mas vamos todos pretar atenção no que o universo nos diz,pois as respostas estão ai,olhe pra natureza das coisas boas,existe uma harmonia fantastica à nossa volta....,então assim podemos dar a volta

    ResponderExcluir
  7. Galera....João, Bia, Gustavo, Nancy, Marcos... Já disse sabiamente Rubem Alves que quando o que escrevemos é compreendido, entramos em comunhão com quem está lendo.
    Obrigada a todos pelo ensinamento e pelo acolhimento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Se descobrir onde guardar as suas, me avisa!!!

    ResponderExcluir

Á vontade, como se estivesse em casa...