quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Racismo - C.0.L.U.N.4. H.U.M.4.N.A. - Por: Michel Siekierski




Nós, cidadãos do glorioso Estado de São Paulo, insatisfeitos com a política interna e com o processo eleitoral do país, desejamos o que segue:


A constituição de uma Grande República de São Paulo, que reúna todos os paulistas, baseados no direito dos povos a disporem de si mesmos

Só os paulistas gozam de direitos cívicos. Para ser paulista, é necessário ser de sangue paulista. A confissão religiosa pouco importa. Nenhum nordestino, porém, pode ser cidadão paulista.

Os não paulistas só podem viver em São Paulo como hóspedes, e terão de submeter-se à legislação sobre os estrangeiros.

O direito de fixar a orientação e as leis do Estado é reservado unicamente aos paulistas. Por isso pedimos que todas as funções públicas, seja qual for a sua natureza, não possam ser exercidas senão por paulistas.

Pedimos que o Estado se comprometa a proporcionar meios de vida a todos os paulistas. Se o país não puder alimentar toda a população, os não paulistas devem ser expulsos do mesmo.

É necessário impedir novas imigrações de não paulistas. Pedimos que todos os não paulistas estabelecidos em São Paulo depois de 1 de janeiro de 2000, sejam imediatamente obrigados a deixar o Estado.

A supressão do rendimento dos ociosos e dos que levam uma vida fácil (bolsa-família), a supressão da escravidão do juro.

CALMA, GENTE! A intenção era deixar todos chocados mesmo! Eu explico!

Como alguns de vocês já devem ter notado através de meu sobrenome, sou descendente de europeus e, mais precisamente, de europeus que lograram, de forma heróica, sobreviver aos horrores do regime nazista.

Sendo assim, apesar de não haver votado na candidata eleita à presidência da República, não pude deixar de ficar chocado com a grande onda de racismo e xenofobia que tomou conta da internet nos últimos dias.

São milhares de pessoas do Sul e Sudeste do país, que pregam verdadeiros absurdos e barbaridades contra os povos do Norte e Nordeste. Começam com argumentos sócio-econômicos, tentando provar o improvável (que há uma explicação lógica e coerente para o preconceito) e, logo, talvez pela completa falta de argumentos, passam a mentir, ofender e, até mesmo, pregar a violência contra estas pessoas.

Esta semana li um comentário de um dos amigos de nosso blog, lembrando de como a humanidade é cíclica e de como a história se repete. Pode parecer exagero de minha parte, mas encontro inúmeras semelhanças entre as demandas e argumentos destes “pseudo-intelectuais” e as do partido nazista, no momento de sua criação.

Logo, resolvi fazer um pequeno exercício, para provar meu ponto de vista: os itens escritos acima foram copiados do “Programa do Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores (Partido Nazista)”, escrito em 1920. Apenas me dei ao trabalho de substituir os termos que se referiam à Alemanha e ao povo alemão, por termos que se referem à São Paulo e aos paulistas, modifiquei as datas, para dar verossimilhança, além de substituir, também, o termo “judeu” por “nordestino”. Ficou mais claro onde eu queria chegar?

E a pergunta que não sai da minha cabeça é: como podemos, depois de testemunhar todas as atrocidades que o preconceito trouxe ao mundo, persistir, novamente, no mesmo equivoco?

Vieram-me à cabeça duas razões: a primeira é a provável falta de conhecimentos sobre a historia da humanidade que esse pessoal tem e, por isso, não tiraram nenhuma lição do passado; já a segunda diz respeito ao ato de tentar trazer complexidade e margem de interpretação para valores simples e objetivos.

No primeiro caso, não posso fazer muito além de propor-me a ensinar um pouco de historia à estas pessoas ou recomendar um bom professor. Já referente ao segundo caso, posso dizer o seguinte: O PRECONCEITO É ERRADO. Pronto! Simples assim! Não há observações adicionais, justificativas, argumentações, notas de rodapé e nem exceções. É sempre errado, em qualquer circunstância!

É necessário combatermos em todas as frentes este tipo de ideologia, pois o nazismo, apesar de desprezível, jamais pode ser desprezado (como ameaça). Ele se aproxima sem que se perceba, atingindo, inicialmente, uma pequena parcela da população que, neste momento, é vista como louca, sendo, inclusive, motivo de chacota. Porém, por se tratar de uma doença extremamente contagiosa, o nazismo passa a contaminar as mais variadas parcelas de nossa sociedade, instalando-se como uma grande epidemia. E aí, meus amigos, o monstro já se tornou grande e poderoso demais para ser domado. Por isso, nunca o subestimem!

“Primeiro vieram atrás dos comunistas,
e não protestei, pois eu não era um comunista.

Depois vieram atrás dos sindicalistas,
e não protestei, pois eu não era um sindicalista.

Depois vieram atrás dos judeus,
e não protestei, pois eu não era um judeu.

Depois vieram atrás de mim,
e então já não havia sobrado mais ninguém para protestar.”

– Pastor Martin Niemöller (1892–1984), sobre a passividade dos intelectuais alemães frente à subida dos nazistas ao poder.


Valeu, galera! Até quinta-feira que vem!



*Michel Siekierski é uma pessoa com princípios e valores arraigados, amante dos pequenos prazeres da vida, que não tem medo de expor suas opiniões e nem de mudá-las, viciado em pensar, questionar e refletir, apaixonado pelo ser humano e colaborador do I.N.T.E.R.V.E.N.Ç.Ã.O H.U.M.A.N.A às quintas-feiras. Twitter: @michelsiek*

Obs.: Foto vem depois. Blogger não está ajudando.

8 comentários:

  1. Linda analógia,linda porem triste.Michel pra poder matar o monstro, primeiro temos que ter consciencia que ele vive,e ele tá muito vivo meu
    irmão.Alás quando o termo irmão não for tão banalizado,e deixar de ser um termo e sim um sentimento real,ai sim este monstro ficará frágil,então vamos nos sentir irmãos,diferentes mais iguais.
    Abraços irmão.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, irmao! Que bom que gostou! Preconceito soh contra quem tem preconceito!

    ResponderExcluir
  3. Mi, em 3 palavras? CLAP, CLAP, CLAP.
    Shkoiach!

    ResponderExcluir
  4. Fri, valeu! Divulga!
    Que bom que gostou Lucia! Valeu pela leitura!

    ResponderExcluir
  5. Michel!!! Você sempre nos surpreendendo com suas reflexões certeiras e necessárias! Falou tudo. Qualquer tipo de preconceito deve ser banido se quisermos viver num mundo realmente humano. Parabéns!!! Não deixe nunca de escrever.
    :)

    ResponderExcluir
  6. Nancy, receber elogios de uma escritora como vc eh realmente uma honra! Obrigado, de verdade!

    ResponderExcluir
  7. Texto super necessário e escolha perfeita das palavras. Muito bom!
    Estamos todos no mesmo barco. Triste é não enxergar isso...
    Abraços!

    ResponderExcluir

Á vontade, como se estivesse em casa...