sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tentando falar com os anjos - COLUNA NA CONTRAMÃO - Por Nan Nuyen



Tentando falar com os anjos


por Nancy Nuyen*



Tem dia que o bicho pega. Nenhuma pergunta ou resposta parecem suficientes para acalmar a vontade de estar num lugar melhor, no que eu tenho prá mim como o melhor lugar do mundo. E nem adianta contar historinha...

Respire, inspire. Não dá para ver tanto. O Ministério da Saúde deveria advertir: Enxergar demais faz mal para a saúde. É muita coisa, muitos registros, flashs, flashbacks, filmes, músicas, lugares, cenas, rostos, cidades, olhos, mãos, aromas.

E tudo leva a um enorme liquidificador em velocidade máxima. Respire. Hélices prestes a detonar sonhos caros, metas, almas, te transformarem em bagaço.

Pois é... Matar um leão por dia e - feliz ou infelizmente - ver que o dia poderia passar muito bem sem leão morto. Ficar amiga do leão. Virar leão. Mas não deixam.

Geração Medo: estudar, trabalhar, pagar,sorrir, comprar, comer, ter a aceitação social, apertar o replay. O que foge disso traz um monstro que devora pessoas e você será devorado e excomungado da igreja global neoliberal.

Tem uma sensibilidade que faz mal, que deveria ser vetada pelos anjos, aquela do cheiro que lembra o que precisa ficar esquecido e enterrado, e que volta em forma de pesadelo recorrente ou lembrança surpresa, vez ou outra, e mexe aqui dentro, e eu queria apagar. Apagar, extirpar, me vingar e tudo de ruim que vc quiser colocar nesta sequência que comecei. Querer voltar o filme para encarnar um Jet Lee rápido, ou um Steven Seagall da vida...

Tem dia que é noite, fica difícil conviver com o que foi e às vezes volta num maldito perfume barato, numa cena ou num flash qualquer, assim, do nada mesmo. Volta na noite/tarde de tempestade quando estou bem acordada.

Terapia, já fiz. Preciso retomar, porém, a cadeia alimentar "estudar, trabalhar, pagar,sorrir, comprar, comer, ter a aceitação social, apertar o replay" tem me dado pouco tempo prá cuidar de mim. Remédio já tomei, resolve por uns tempos. Artes Marciais é muito bom, mas a cadeia alimentar etc e tal... repete.

Ontem comi três caixas de bala de menta enquanto dirigia. Hoje foi um sorvete e um chocolate depois do almoço, mais tarde vai ter mais. Ameniza... me ensinaram. E eu escuto, choro, mas faço o que me ensinaram com amor.

Tem dia que a resposta para uma questão "simplesinha" ou simplória - Aonde estava Deus naquele dia? - fica esquecida. Ele respondeu, eu até compreendi, mas tem dia que eu não consigo escutar a resposta que compreendi. Respire. Gosto Dele, sinto Seu cuidado, mas por vezes vem uma revolta master visceral. E daí é usar essa revolta para ser alguém melhor. Venho tentanto isso, all days.

Não quero matar um leão por dia. Preciso fazer as pazes com o leão ou ficar amiga dele ou simplesmente ignorar o leão. Ou ser um. Preciso fazer as pazes comigo em alguns assuntos ainda. Preciso é matar essa coisa guardada que joga-se fora e de vez em quando vejo que ela volta e olha para mim.

Enquanto isso, me deixem sonhar que estou no melhor lugar do mundo. "Haja como se fosse", vocês me ensinaram. E eu acredito em vocês.

Força, hoje eu preciso emprestada. E sei que terei. Respira. Alívio.



*Nancy Nuyen é jornalista, professora, roqueira, anarquista, inadequada e livre.



3 comentários:

  1. Juntos. SEMPRE. Tem meu cel. Qquer hora do dia ou da noite.

    ResponderExcluir
  2. É o que me faz tocar em frente: as forças que vc, amigos, meu amor, e O Cara lá de cima (que me ama mesmo quando eu brigo com Ele) me emprestam quando as minhas fogem. E daí o dia nasce outro. Novo. Afortunada por ter vocês comigo, poder falar de sentimentos, exorcizar fantasmas. Obrigada, brother! Vc sabe que aqui tb é juntos, sempre. Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Enfia o dedo na gartanta e vomita!!!! Depois é só chegar pro leão e fala:E ai cara?A dança hoje vai ser mais suave,ou punk,por que aprendi a dançar conforme a música.Ai vai pro passado e fala pro monstro:Escuta aqui voce me machucou pra caramba mas eu sobrevivi a voce seu....... maldito.Ai voce olha pra voce e diz,que venha o futuro,pois não quero barulho no presente.E se tiver barulho tem muitos braços pra te acolher,inclusive o melhor lugar do mundo.(Não se esqueça este é seu lugar).

    ResponderExcluir

Á vontade, como se estivesse em casa...