terça-feira, 31 de agosto de 2010

“AVALIASOUND” por: Gustavo Galuppo*

*A INDÚSTRIA PRECISA DOS MÚSICOS, MAS OS MÚSICOS NÃO PRECISAM DA INDÚSTRIA*



Prévia



Em meio a tantas “críticas” e textos polêmicos estou aqui para falar sobre Bandas e Músicas. Serão terças de pura avaliação musical. Toda semana uma banda nova.



Influências, dicas, estilos musicais, carreiras, polêmicas, avaliação e interação com vocês, internautas/leitores.



Quero deixar claro que em muitos momentos alguns possam discordar do que vou dizer sobre a banda da vez, pois cada um teve sua formação, gostos e conhecimentos musicais diferentes. Dito.



Espero agregar e agradar.












JAMIROQUAI



Não precisa me conhecer a fundo para saber o quanto gosto desse grupo. Muitas pessoas devem estar achando normal (ou até chato), eu começar com essa banda. “Pô Gu, de novo Jamiroquai!?!?”. Realmente não tenho como contra-argumentar. Sou e sempre fui vidrado nessa banda. Motivo? É pra já!



“JAM” de Jam Session. “Iroquoi”: tribo norte americana em que os membros se identificam com a filosofia.



Jamiroquai é uma banda Britânica muito conhecida mundialmente pelo som “dançante” e a mistura de movimentos que traz.



Formada por uma cambada de músicos talentosos, este grupo conseguiu criar um som inconfundivelmente próprio, sofisticado, classudo, e muito bem arranjado. Sem esquecer as raízes de suas influências, a banda uniu AcidJazz (movimento do início dos anos 90), Funk Soul e Disco.



Falando em influências e mistura de movimentos o grupo tem como grande inspiração Pointer Sisters: trio de vozes femininas inconfundíveis, imperdíveis e impossível de não curtir. Em seguida temos outras bandas como Rufus & Chaka Khan, The Commodores entre outros grandes nomes do Funk Soul como Marvin Gaye.



Uma dica para quem curte essa banda (Jamiroquai) e gostaria de conhecer um pouco melhor sobre suas influencias, existe um CD que você pode encontrar em qualquer loja chamado “LateNightTales: Jamiroquai”. Esse álbum possui os artistas citados acima entre muitos outros. Excelente, vale a pena conferir.



Breve Histórico



Em 1993 foi lançado o primeiro álbum do grupo “Emergency On Planet Earth”. Neste CD a banda trata de assuntos como a pobreza e os maus tratos ao meio ambiente. Um protesto, cabível até os dias de hoje, com a qualidade do AcidJazz.



Apreciem SEM moderação:
http://www.youtube.com/watch?v=6YscShmqoYI



Logo no ano seguinte foi lançado o CD que muitos consideram o melhor e mais refinado da banda: “The Return Of The Space Cowboy”, com sucessos como “Space Cowboy”, “Light Years” e “The Kids”. Neste álbum já percebemos muitos toques de Funk e levadas Disco.



Em seguida veio o álbum “Trevelling Without Moving”, um dos discos mais conhecidos da banda com os sucessos “Virtual Insanity”*, “Cosmic Girl” e All Right”. Uma avalanche Funk/Disco.



*É amigos, o tempo passa para todos. Hoje em dia, Jay Kay (Vocalista), não aguenta cantar essa música devido ao TOM, muito agudo segundo ele.



Depois da febre Funk/Disco, vieram os CD`s “Synkronized”, “A Funk Odyssey” e por último “Dynamite”.




Com 6 CD`s de estúdio a banda saiu do AcidJazz foi para o Funk Soul (onde o Disco pegou carona) e até hoje trabalham nessa linha, porém, com muito mais elementos eletrônicos.



A banda perdeu alguns fãs devido ao uso "excessivo", dizem por aí, de elementos eletrônicos em suas músicas. Não vejo por esse lado. Apenas evoluíram com elementos da atualidade sem perder de maneira alguma a classe e a personalidade t‹o forte que o grupo possui. Sim, poderiam voltar a fazer um som mais "natural", mas galera é a evolução das coisas. A música não escapa disso também.



Um detalhe muito importante sobre a banda: eles sabem fazer um som LIMPO com muitos instrumentos. Isso é o terror dos músicos!!! Alinhar todos os instrumentos da banda para sair um som uniforme e de qualidade.



Acompanhem
http://www.youtube.com/watch?v=MKZVNrC0QYA&feature=fvst



Para os que não sabem, dia 16 de Outubro os caras virão para o Brasil em um show único de sua turnê de lançamento do 7 álbum de estúdio Rock, Dust, Light, Star.

E aí, BORA?!? kk


Experimente, escute, deguste, disseque Jamiroquai e irão me entender perfeitamente.







*Gustavo Galuppo é publicitário, amante da música e colaborador ás terças-feiras do I.N.T.E.R.V.3.N.Ç.Ã.O  H.U.M.4.N.A.*



2 comentários:

  1. Mais preciso que isso, só isso Gus !

    Seja BEM-VINDO ao I.N.T.E.R.V.3.N.Ç.Ã.O. H.U.M.4.N.A, nego...

    PARABÉNS!

    Td nosso.

    T.U.R.Ô.

    ResponderExcluir
  2. Salve Gus!!!
    No ponto Tio é isso memo!!!
    Parabens e sucesso nesta empreitada e vamos marcar uma session qualquer dia desses vc , T.U.R.Ô, eu cada um faz oq sabe junta td e vê no que dá, abração Gus...

    ResponderExcluir

Á vontade, como se estivesse em casa...